Foto: Reprodução
Um caso de vandalismo chocante foi registrado na Praça Custódio de Melo, no bairro do Prado, em Maceió. Um jovem foi filmado colocando uma bomba dentro de uma papeleira, causando a destruição total do equipamento.
As papeleiras são instaladas pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) com o objetivo de reduzir o descarte de resíduos em vias e calçadões. No entanto, têm sido alvo constante de depredação por parte de vândalos. Somente neste ano, mais de 200 dispositivos foram instalados, e cerca de 20 já foram vandalizados, gerando um custo extra para a Prefeitura de Maceió.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, lamentou o ocorrido e destacou que a entidade agora irá tomar as medidas cabíveis para que o infrator seja reconhecido e levado à justiça. “Infelizmente, esse é um problema que enfrentamos durante todo o ano. São equipamentos públicos para que cada cidadão tenha a oportunidade de participar da limpeza”, disse.
Quem for flagrado danificando o patrimônio público pode sofrer detenção de um a seis meses ou receber uma multa por crime de danos causados ao patrimônio público. Os cidadãos podem denunciar atos de vandalismo através do número 153, da Guarda Municipal, ou à Polícia Militar pelo número 190.
Uma nova papeleira deve ser instalada na região ainda durante esta semana, como parte dos esforços da Alurb para manter a cidade limpa e organizada.
Deixe um comentário