Foto: Reprodução
senadora Dra. Eudócia (PL) lidera nesta terça-feira (13) o lançamento da Exposição Prematuridade, no Espaço Galeria Senado, em Brasília. A mostra, realizada em parceria com a ONG Prematuridade.com, ficará aberta ao público entre os dias 12 e 16 de maio e tem como foco sensibilizar parlamentares e a sociedade para os desafios enfrentados por bebês prematuros e suas famílias.
A iniciativa reúne painéis informativos com dados sobre a incidência de partos prematuros no Brasil, fatores de risco, consequências para a saúde das crianças e os direitos específicos desse grupo, como o acompanhamento médico diferenciado e a importância de um calendário vacinal adaptado.
Durante o evento, a senadora destacou a necessidade de ampliar o debate no Legislativo sobre o tema. “Este é um tema sensível que exige atenção do Congresso Nacional, para criarmos políticas efetivas que atendam as necessidades dos bebês prematuros e suas famílias”, afirmou Dra. Eudócia, que recentemente se reuniu com Suellen Martins, coordenadora de políticas públicas da ONG Prematuridade.com.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil em menores de cinco anos no mundo. No Brasil, cerca de 12% dos partos ocorrem antes das 37 semanas de gestação — o que representa aproximadamente 300 mil nascimentos prematuros por ano.
Deixe um comentário