Por: Ascom PM-AL
Uma equipe da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas, salvou a vida de uma criança de 1 ano e 2 meses que se encontrava desacordada na noite desta terça-feira (29), em uma loja de conveniência anexa a um posto de combustíveis, localizada às margens da Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, no município de Penedo, região do Baixo São Francisco alagoano. A ação foi registrada por câmeras de segurança do local.
As imagens mostram o momento em que a mãe entra desesperada no estabelecimento, carregando a filha inconsciente nos braços, e pede ajuda aos policiais militares que estavam no local realizando uma pausa para alimentação. Imediatamente, um dos agentes toma a criança nos braços e inicia a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desobstrução das vias respiratórias.
Segundo nota divulgada pela Polícia Militar, “durante patrulhamento de rotina, a guarnição foi surpreendida pela chegada desesperada da Sra. A. R. S., que carregava sua filha, a pequena A. E. R. S., de apenas 1 ano e 2 meses, inconsciente e sem sinais aparentes de respiração. De imediato, os militares realizaram a manobra de Heimlich na tentativa de reanimar a criança”.
Diante da ausência de resposta imediata e da gravidade da situação, os policiais decidiram transportar a criança com urgência até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo. Durante o trajeto, a equipe encontrou uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que também prestou auxílio, repetindo a manobra de reanimação.
“Com apoio da guarnição da Patrulha Maria da Penha, a equipe do CBM conduziu a criança até a UPA, onde foi prontamente atendida pela equipe médica de plantão. Graças à intervenção rápida dos profissionais envolvidos, a menor reagiu positivamente, retomando os sinais vitais, como choro e respiração”, informou a corporação.
Após estabilização do quadro clínico, os dados da ocorrência foram registrados. A ação rápida e coordenada entre os agentes da segurança pública e os profissionais de saúde foi fundamental para o desfecho positivo do caso.
Deixe um comentário