Foto: Ilustrativa
A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (11), um mandado de busca e apreensão no município de Estrela de Alagoas, no âmbito da Operação Log Off 4, que apura crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil em redes sociais.
A ação é parte de uma investigação iniciada a partir de comunicações recebidas nos anos de 2021 e 2023, que relataram o uso de perfis falsos para divulgação de material ilegal em grupos internacionais na internet. A partir de análises técnicas conduzidas pelos investigadores, foi possível identificar um suspeito que teria criado e operado tais perfis com o objetivo de ocultar sua identidade e dificultar a rastreabilidade.
Durante o cumprimento do mandado judicial, os agentes apreenderam um smartphone, que será encaminhado para perícia técnica. O conteúdo armazenado no aparelho poderá auxiliar no aprofundamento das investigações, que seguem em curso para identificar possíveis vítimas no Brasil e apurar a ocorrência de outros crimes correlatos.
Crimes e penalidades
O investigado poderá responder pelos crimes previstos nos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que tratam da comercialização, posse ou divulgação de conteúdo pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes. As penas podem chegar a até 10 anos de reclusão, conforme o grau de envolvimento e os materiais encontrados.
A Operação Log Off integra uma série de ações coordenadas pela Polícia Federal com foco no enfrentamento à exploração sexual infantil na internet, um crime de alcance internacional e de extrema gravidade.
Deixe um comentário