Foto: Divulgação/ PC-AL
A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) emitiu um alerta à população sobre um golpe que tem se espalhado pelo estado, no qual criminosos se passam por integrantes de facções criminosas para extorquir vítimas com ameaças falsas de morte.
De acordo com a corporação, o esquema é baseado em pressão psicológica. Os golpistas entram em contato por telefone, utilizando dados pessoais das vítimas, e afirmam que elas “falaram demais” ou “quebraram regras”, alegando que um suposto ataque contra elas e seus familiares está prestes a acontecer.
Uma das frases mais comuns nas ligações é: “Cês tão marcados — tu e tua família. Já tem dois carros lá fora, parado.” A intenção é gerar pânico e forçar a vítima a fazer transferências bancárias para “evitar a execução”.
A Polícia reforça que essas ameaças são falsas e fazem parte de uma estratégia para induzir o medo. Nenhum tipo de envolvimento real com facções é verificado nas investigações desses casos.
Orientações em caso de ligação suspeita:
-
Mantenha a calma;
-
Não confirme informações pessoais;
-
Desligue imediatamente;
-
Comunique a Polícia Civil.
A orientação é que, ao receber esse tipo de contato, a pessoa procure ajuda imediatamente e evite qualquer transferência financeira.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 181. O sigilo é garantido.
Deixe um comentário