Foto: llustração
O pagamento do PIS/Pasep para os trabalhadores de 2025 terá início em 15 de abril, com a primeira parcela destinada a quem nasceu nos meses de março e abril. De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de 25,8 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial, com um total de R$ 30,7 bilhões a serem distribuídos ao longo do ano. O calendário de pagamentos se estenderá até agosto, com a última rodada beneficiando os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.
Para ter direito ao abono, é necessário que o trabalhador tenha sido contratado com carteira assinada em 2023 e cumprido o requisito de, no mínimo, 30 dias de trabalho. Além disso, a remuneração não pode ultrapassar dois salários mínimos (atualmente R$ 2.640). Outro requisito importante é que o trabalhador esteja registrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Os interessados em conferir se têm direito ao benefício podem acessar a Carteira de Trabalho Digital por meio do portal Gov.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento Alô Trabalho, pelo telefone 158.
Os trabalhadores também podem consultar o Aplicativo Caixa Trabalhador, que fornece informações detalhadas sobre o abono salarial, seguro-desemprego e o calendário de pagamentos. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é administrado pelo Banco do Brasil.
A prioridade para o pagamento será o crédito em conta corrente ou conta digital. Caso o trabalhador não tenha conta, é possível realizar o saque nos terminais de autoatendimento ou nas casas lotéricas.
Veja tabela com as datas de pagamento do abono salarial:
- Nascidos em janeiro: a partir de 17 de fevereiro.
- Nascidos em fevereiro: a partir de 17 de março
- Nascidos em março e abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 15 de agosto
Deixe um comentário