Lar Internacional Morte do Papa Francisco marca o quarto pontificado acompanhado por Lula na Presidência
InternacionalPolíticaÚltimas notícias

Morte do Papa Francisco marca o quarto pontificado acompanhado por Lula na Presidência

Por: UOL

Com o falecimento do Papa Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) testemunha, durante seus mandatos como chefe do Executivo brasileiro, a passagem de quatro pontífices pela liderança da Igreja Católica. Em razão da morte do líder religioso, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, o governo brasileiro decretou luto oficial de sete dias.

Participação no funeral

No início da noite, o presidente Lula confirmou que estará presente no funeral do Papa, que será realizado em Roma. A primeira-dama, Janja da Silva, também acompanhará o presidente. Segundo o Palácio do Planalto, a data da viagem ainda será divulgada, assim como a composição oficial da comitiva, prevista para ser anunciada nesta terça-feira (23).

Histórico de pontificados durante o governo Lula

Quando Lula assumiu seu primeiro mandato, em 2003, o Papa João Paulo II ainda estava à frente da Igreja Católica. O religioso polonês faleceu em abril de 2005, após 26 anos de papado. À época, o presidente brasileiro foi um dos cerca de 70 chefes de Estado a comparecer ao funeral na Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao lado de três ex-presidentes brasileiros — José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco.

O sucessor de João Paulo II foi o alemão Bento XVI, que renunciou ao cargo em 2013, durante o governo Dilma Rousseff. Bento XVI faleceu em 31 de dezembro de 2022, um dia antes de Lula tomar posse para o seu terceiro mandato. Nem Lula, nem o então presidente Jair Bolsonaro (PL), que se encontrava em viagem aos Estados Unidos, compareceram ao velório.

Relacionamento com o Papa Francisco

Lula e o Papa Francisco mantinham uma relação próxima e cordial. Ambos se encontraram diversas vezes ao longo dos anos. O presidente brasileiro esteve no Vaticano em junho de 2023 para discutir questões como o conflito na Ucrânia. Um novo encontro ocorreu em 2024, durante o encontro do G7 na Itália. Francisco, de origem argentina e com posições progressistas, compartilhava afinidades ideológicas e culturais com o petista, incluindo o apreço pelo futebol e o compromisso com causas sociais.

Na semana anterior ao falecimento, a primeira-dama Janja e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, estiveram com o pontífice em Roma durante um evento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada no âmbito do G20.

Homenagem do presidente

Em nota oficial, o presidente Lula lamentou profundamente a morte de Francisco, destacando seu papel como defensor dos marginalizados e crítico dos sistemas econômicos geradores de desigualdade. “O Papa Francisco procurou incansavelmente levar o amor onde existia o ódio, denunciou as injustiças e trouxe ao centro do Vaticano temas urgentes como a crise climática. Sempre se posicionou ao lado dos mais necessitados: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas de guerras e preconceitos.”

Lula concluiu a nota afirmando que “a humanidade perde hoje uma voz de respeito, acolhimento e solidariedade”, ressaltando que o pontífice “viveu e difundiu os valores cristãos do amor, da tolerância e da empatia”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mãe de Roberta Dias desabafa após condenação dos envolvidos no assassinato da filha em Penedo

Foto: Reprodução Após o julgamento dos réus pelo assassinato de Roberta Dias,...

Homem morre após ser atingido por 12 tiros em Paripueira, no litoral norte de Alagoas

Foto: Reprodução Um homem faleceu na noite deste sábado (26) após ser...

Pai do influenciador Ferreti morre após mal súbito em hotel de Piranhas (AL)

O empresário conhecido como “Ferretão”, pai do influenciador Kel Ferreti, faleceu na...

Jovem é Executado a Tiros em Frente ao Quartel da PM no Centro de Maceió

Foto: Reprodução Douglas Santos Silva, de 21 anos, foi morto a tiros...