Foto: Reprodução
A ex-senadora alagoana Heloísa Helena (Rede) poderá retornar ao Congresso Nacional nos próximos dias. Suplente da federação PSOL/Rede, ela deve assumir uma vaga na Câmara dos Deputados caso seja confirmada, em plenário, a cassação do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ) por quebra de decoro parlamentar.
A recomendação de cassação foi aprovada pelo Conselho de Ética da Casa após um confronto entre Glauber e um militante do Movimento Brasil Livre (MBL). No entanto, aliados do parlamentar alegam que a medida teria motivação política, em represália às críticas feitas por ele ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), incluindo acusações envolvendo o chamado “orçamento secreto”.
Heloísa Helena é uma figura histórica da esquerda no Brasil. Ex-senadora (2003–2011), foi fundadora do PSOL, candidata à Presidência da República em 2006 e também vereadora por Maceió. Seu possível retorno à Câmara reacende debates sobre ética, oposição e representatividade no cenário político nacional, com reflexos diretos em Alagoas, seu estado de origem.
Deixe um comentário