Por: Agencia Brasil
Estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 sem pagar a taxa de inscrição têm até as 23h59 desta sexta-feira (2) para solicitar a isenção. O prazo, que havia sido prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC), deve ser cumprido por todos que se encaixam nos critérios de gratuidade, incluindo os que faltaram às provas em 2024 e desejam nova isenção.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com login na conta Gov.br. Candidatos que não compareceram aos dois dias de prova em 2024 devem apresentar justificativa, com documentos comprobatórios, também pela plataforma. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que a ausência deve ter ocorrido nos dias 3 ou 10 de novembro, ou nas datas de reaplicação, 10 e 11 de dezembro do ano passado.
Quem tem direito à isenção:
-
Estudantes da rede pública matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025;
-
Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
-
Participantes do programa Pé-de-Meia.
Casos como assalto, acidente, falecimento de familiar, maternidade, internações médicas e outras situações específicas são aceitos como justificativas de ausência, desde que devidamente comprovados.
O resultado da análise dos pedidos e justificativas será divulgado em 12 de maio. Mesmo com a isenção aprovada, o candidato precisará realizar a inscrição no período que ainda será informado pelo edital oficial do Enem 2025.
Na edição anterior, a taxa foi de R$ 85. Dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, cerca de 63,6% foram beneficiados com a gratuidade.
Deixe um comentário