Lar Últimas notícias Corpo de Bombeiros de Alagoas inicia parceria com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros
Últimas notícias

Corpo de Bombeiros de Alagoas inicia parceria com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros

Por: Agência Alagoas

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas deu início, na manhã desta quarta-feira (14), às negociações com os Correios visando a segunda fase da arrecadação da Taxa de Bombeiros. O valor arrecadado é destinado exclusivamente à modernização da estrutura, aquisição de equipamentos e aprimoramento dos serviços prestados pela corporação no estado.

A Taxa de Bombeiros é cobrada anualmente em duas etapas. A primeira foi realizada em fevereiro, por meio digital, permitindo que os contribuintes emitissem o boleto no site oficial do CBMAL. Já a segunda etapa prevê o envio físico dos boletos pelos Correios, voltado para os que ainda não efetuaram o pagamento. A previsão é que os carnês sejam distribuídos no fim de junho, com vencimento em 31 de julho.

A obrigatoriedade do pagamento está prevista na Lei nº 6.442, de 31 de dezembro de 2003, e se aplica a todos os proprietários de imóveis situados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Em 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a legalidade das taxas estaduais voltadas à prevenção e combate a incêndios, salvamentos e outras ações operacionais dos Corpos de Bombeiros. Os recursos arrecadados são inteiramente aplicados na ampliação da capacidade de resposta da corporação, fortalecendo sua atuação em defesa da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

Por que a arrecadação é fundamental

A Taxa de Bombeiros, que inicialmente cobria apenas ações de combate a incêndios, hoje também financia atividades preventivas, resgates e campanhas educativas voltadas à segurança da população. Os recursos possibilitam não apenas respostas mais rápidas e eficazes às ocorrências, como também promovem medidas que ajudam a evitá-las.

Esse investimento contínuo resulta em uma sociedade mais protegida, com serviços de emergência mais eficientes e ações preventivas que fazem a diferença no dia a dia dos alagoanos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Motociclista sofre ferimentos graves após colidir com poste na Cidade Universitária, em Maceió

Foto: Reprodução Um motociclista ficou gravemente ferido após colidir com um poste...

Gripe aviária provoca morte de 90 aves em zoológico no RS e causa restrições à exportação de frango

Foto: Reprodução A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul confirmou,...

Quatro homens são condenados por homicídio brutal cometido em 2015, em Rio Largo

Foto: Reprodução Quatro réus foram condenados a quase 90 anos de prisão...

Manutenção no Sistema Pratagy afetará abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima terça (20)

Por: Agência Alagoas A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que...