Por: Folhapress
O Papa Francisco fez sua primeira aparição pública após ter recebido alta hospitalar, duas semanas atrás, ao cumprimentar uma multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (6), em um ato surpresa e não previamente anunciado. Sentado em uma cadeira de rodas e usando oxigênio através de um pequeno tubo no nariz, o pontífice, de 88 anos, acenou para os presentes e disse: “Um feliz domingo para todos. Muito obrigado.”
Diante de centenas de câmeras e celulares, o Papa abençoou os fiéis e cumprimentou, pessoalmente, aqueles que estavam atrás do altar. Embora sua voz estivesse frágil, ela soou mais forte do que no momento de sua saída do hospital Gemelli, em Roma, no final de março.
Desde o dia 23 de março, quando fez uma breve aparição antes de deixar o hospital, Francisco estava ausente do público após uma internação de mais de cinco semanas para tratar uma pneumonia nos dois pulmões — sua condição de saúde mais grave nos 12 anos de papado. O Papa, que geralmente realiza uma oração dominical na Praça de São Pedro, não a conduziu desde 9 de fevereiro, antes de sua hospitalização. Ele foi internado em 14 de fevereiro devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia, uma complicação séria para ele, visto que teve parte de um pulmão removido quando jovem.
Embora o Vaticano tenha informado que ele apresentou melhorias recentemente, o Papa deverá seguir um período de recuperação de dois meses, sem compromissos públicos e evitando contato com fiéis, a fim de evitar o risco de complicações. Durante sua estadia no hospital, os médicos informaram que a vida de Francisco esteve em risco em duas ocasiões. Em uma delas, seus médicos consideraram até interromper o tratamento, permitindo-lhe morrer em paz, conforme relatado pelo chefe de sua equipe médica no mês passado.
A missa que antecedeu sua aparição foi realizada em uma celebração especial para homenagear profissionais de saúde e doentes. Em mensagem divulgada logo após o evento, Francisco compartilhou que sentiu a proximidade de Deus durante sua hospitalização. “Peço ao Senhor que este toque de seu amor alcance todos os que sofrem e incentive aqueles que cuidam deles”, afirmou o Papa.
Ainda não se sabe com que frequência o Papa se apresentará publicamente nos próximos dias. O rei Charles 3º, do Reino Unido, que visitará a Itália na próxima semana, cancelou uma reunião previamente agendada com Francisco. O Vaticano ainda não confirmou se o Papa poderá liderar as celebrações de Páscoa, que ocorrerão em duas semanas, durante o feriado cristão mais importante do ano.
Foto: Reprodução Após o julgamento dos réus pelo assassinato de Roberta Dias,...
Byadminabril 27, 2025Foto: Reprodução Um homem faleceu na noite deste sábado (26) após ser...
Byadminabril 27, 2025O empresário conhecido como “Ferretão”, pai do influenciador Kel Ferreti, faleceu na...
Byadminabril 27, 2025Foto: Reprodução Douglas Santos Silva, de 21 anos, foi morto a tiros...
Byadminabril 25, 2025
Deixe um comentário