Por: G1
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica. O anúncio oficial foi feito após a fumaça branca ser emitida da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave alcançaram um consenso quanto ao sucessor do papa Francisco.
Natural de Chicago, Prevost foi nomeado cardeal pelo próprio Francisco e é considerado um de seus aliados, o que indica uma possível continuidade na linha reformista adotada pelo pontificado anterior. Ele assume a liderança da Igreja em um cenário de desafios, como a diminuição gradual do número de fiéis e a alta popularidade de seu antecessor.
Pouco após o anúncio, feito em latim pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, o novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, onde saudou a multidão reunida na Praça. A proclamação do tradicional “Habemus Papam” ocorreu cerca de uma hora após o sinal da fumaça branca — intervalo semelhante ao das eleições papais anteriores, em 2005 e 2013.
Esta foi a terceira vez consecutiva que a escolha do pontífice se deu no segundo dia de conclave, mesmo com o número recorde de cardeais votantes. A eleição acontece 17 dias após a morte do papa Francisco, que faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. O quadro de saúde de Francisco já era considerado delicado nos últimos meses, e ele havia recebido alta recentemente após uma internação prolongada para tratamento de pneumonia.
Durante os 12 anos de pontificado, Francisco promoveu importantes reformas na estrutura da Igreja, adotando uma postura mais próxima dos fiéis e buscando modernizar práticas seculares da instituição, que hoje conta com mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo.
Deixe um comentário