Por: Agência Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou nesta segunda-feira (15) que a convocação dos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá início em maio. A medida foi possível após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nos próximos dias, o MGI deve publicar uma portaria única autorizando a nomeação de 4.335 candidatos aprovados para cargos de nível médio e superior que não exigem curso de formação, distribuídos entre os oito blocos temáticos do certame.
Segundo a coordenadora-geral de Concursos e Provimento do MGI, Queila Cândida Ferreira Morais, a autorização concentrada permitirá maior agilidade no processo. “Essa autorização única para provimento dá celeridade ao trâmite e permite que os órgãos iniciem a convocação de forma mais coordenada”, afirmou em nota oficial.
Após a publicação da portaria, caberá aos 16 órgãos e entidades federais participantes emitir os atos de nomeação e dar posse aos aprovados. Entre eles estão:
-
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
-
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
-
Ministério da Saúde (MS)
-
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
-
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
-
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
-
Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entre outros.
A documentação técnica já foi encaminhada ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), que deve confirmar a disponibilidade de recursos para viabilizar as nomeações.
Maior concurso público do Brasil
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CPNU é o maior concurso público já realizado no Brasil, com mais de 2,1 milhões de inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As provas foram aplicadas em 218 cidades e a lista definitiva de aprovados foi publicada em fevereiro.
Os convocados para cargos que exigem cursos de formação já estão em fase de capacitação, enquanto os demais aguardam a convocação oficial para assumirem os cargos.
Deixe um comentário