Por: Ascom Seris
O estado de Alagoas será palco, nesta quinta (8) e sexta-feira (9), da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). O evento reunirá representantes de todo o país para discutir políticas públicas voltadas ao sistema prisional, com foco em experiências bem-sucedidas implementadas em território alagoano.
Durante dois dias, gestores, secretários e representantes das áreas de Justiça, Administração Penitenciária, Sistema Socioeducativo e Ressocialização vão trocar experiências e participar de visitas técnicas às unidades prisionais de Alagoas. A programação inclui também debates sobre boas práticas, desafios do setor e eleição da nova diretoria do Conselho.
“É uma honra para Alagoas receber um evento dessa magnitude. Estamos preparados para apresentar nosso modelo de gestão e, ao mesmo tempo, aprender com as experiências de outros estados”, destacou o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira.
Segundo a chefe de gabinete da Seris, policial penal Shirley Miranda, o evento será também uma oportunidade para reforçar o compromisso com um sistema mais justo e humanizado. “Teremos decisões importantes, como a eleição da nova diretoria do Consej, e vamos apresentar o trabalho que tem sido feito aqui com foco na ressocialização”, afirmou.
Visitas técnicas e programação
Na quinta-feira (8), os visitantes conhecerão o Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), reconhecido pelas práticas inovadoras, como o incentivo à educação e ao trabalho de reeducandos. A agenda inclui apresentação musical de internos e exposição de produtos confeccionados dentro da unidade.
Os gestores também visitarão a Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM) e o Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), onde poderão acompanhar o funcionamento dessas estruturas de custódia.
Já na sexta-feira (9), o encontro acontece no Palácio República dos Palmares, com a abertura oficial, apresentação de pautas regionais e a eleição da nova diretoria do Consej. Também haverá debates sobre o modelo de cogestão implantado em Alagoas, o método construtivo modular usado em novas unidades, e o uso de uniformes pela Polícia Penal.
Representantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) também participam do evento.
Deixe um comentário