Por: Agência Brasil
Nesta terça-feira (13), a Polícia Federal deu início à Operação Face Off com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso acusado de fraudar contas digitais vinculadas à plataforma Gov.br.
Segundo comunicado da PF, os investigados empregavam métodos sofisticados de modificação facial para driblar os sistemas de reconhecimento biométrico.
“As apurações indicaram que os suspeitos imitavam características faciais de outras pessoas para acessar ilegalmente as contas digitais das vítimas, passando a controlar completamente os perfis, além de obter dados pessoais sensíveis e utilizar serviços públicos em nome dos titulares.”
A operação cumpre cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Brasília. As ações ocorrem nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.
Os alvos da investigação poderão ser responsabilizados pelos crimes de invasão qualificada de dispositivos eletrônicos e formação de associação criminosa.
Deixe um comentário