segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Últimas notícias Vaticano define detalhes do funeral do Papa Francisco, que será realizado no sábado (26) às 5h
Últimas notícias

Vaticano define detalhes do funeral do Papa Francisco, que será realizado no sábado (26) às 5h

O Vaticano anunciou, nesta terça-feira (22), que o funeral do Papa Francisco será celebrado no próximo sábado, 26 de abril, às 5h da manhã no horário de Brasília (10h em Roma). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do Colégio de Cardeais.

A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re e acontecerá na Basílica de São Pedro, seguindo os ritos previstos no livro litúrgico Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice. Após a Missa Exequial, o corpo do Papa será conduzido em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, local onde ele será sepultado, conforme seu desejo expresso em testamento.

Francisco faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca irreversível. Desde então, a Santa Sé deu início às cerimônias oficiais de despedida, organizadas em três etapas: confirmação da morte e preparação do corpo, exposição pública e funeral.

Traslado e velório

O corpo do pontífice será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira (23), às 4h (horário de Brasília). Durante o percurso, a urna passará por locais simbólicos do Vaticano, como a Praça Santa Marta, a Praça dos Protótomártires Romanos e o Arco dos Sinos, até chegar à entrada principal da Basílica, onde ficará exposta por três dias para homenagens dos fiéis.

Segundo o protocolo divulgado, o corpo será vestido com batina branca e paramentos vermelhos, cor litúrgica usada nos funerais papais. Antes do encerramento do velório, um pano branco será colocado sobre o rosto de Francisco, em respeito à tradição católica.

Reforma do rito fúnebre

Cinco meses antes de sua morte, Francisco aprovou uma série de mudanças no rito funerário papal, com o objetivo de torná-lo mais simples e alinhado com os princípios de humildade e serviço pastoral. Entre as alterações, está a permissão para que o sepultamento ocorra fora do Vaticano, como será feito na Basílica de Santa Maria Maggiore.

Também foi abolida a obrigatoriedade do uso de três caixões — de cipreste, chumbo e carvalho — substituídos por uma única urna de madeira com revestimento interno em zinco. Além disso, deixou de ser exigido que o corpo fosse exposto em um caixão elevado na Basílica de São Pedro.

De acordo com o mestre de cerimônias litúrgicas do Vaticano, monsenhor Diego Ravelli, a simplificação do funeral “reflete o desejo de enfatizar o papel do Papa como pastor e discípulo de Cristo, e não como uma figura de poder”.

O funeral de Francisco encerrará o ciclo de despedidas de um pontífice que marcou seu papado por gestos de humildade, defesa dos pobres e reformas na estrutura da Igreja Católica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo de Alagoas lança editais para 180 bolsas de pós-graduação e 200 vagas em tecnologia

Foto: Ascom Secti e divulgação por: Ascom Fapeal O Governo de Alagoas,...

Senadora Eudócia participa da 35ª edição da Marcha para Jesus em Alagoas

Foto: Reprodução A 35ª edição da Marcha para Jesus reuniu fiéis e...

Casal é preso após agredir e desafiar policiais militares em Paripueira (AL)

Por: SSP Um homem e uma mulher foram presos na noite deste...

Empresária é encontrada morta ao lado do companheiro em Delmiro Gouveia (AL)

Foto: Reprodução A empresária Magna Fortes, de 50 anos, foi encontrada morta...